O universo visto aos olhos da antiga sociedade, da tradicional instituição de ensino, sofreu consideráveis transformações, isto em esfera mundial. A era onde o que importava eram as descobertas feitas por grandes caravelas, e as tabuadas, perdeu espaço para os assuntos da nova geração globalizada.
A produção de novos materiais didáticos e teóricos na área da educação, não é um assunto próprio para dúvidas, o que é inevitável as dúvidas, são as decisões e maneiras de como o que é urgente para uma construção séria e justa de uma sociedade vem sendo tratada pelos governantes.
Os valores humanos, valores importantes para uma vida que se diferencie dos seres primitivos e animais incapazes de agir perante decisões racionais, devem ser discutidos por toda sociedade, e as instituições de ensino são as principais ferramentas que uma sociedade pode ter, sendo assim elas deveriam ser um importante foco de desenvolvimento para o país. Se existe alguma certeza em volta de todo o assunto, essa é a falta de responsabilidade governamental frente à educação desta sociedade.
Na última semana um vídeo diferente do proposto aos professores, com objetivo didático contra os tantos tipos de preconceito, foi visto por milhões de brasileiros. O vídeo sem muita conotação aos problemas derivados de ações preconceituosas traz uma professora descrevendo de maneira bastante inteligível o cenário rotineiro da educação deste país.
Se os professores são mesmo o foco para que as novas iniciativas expostas pelo MEC funcionem contra as diferentes formas de preconceito, é importante que haja um debate público, onde o processo educacional seja reelaborado inteiramente.
Os educadores brasileiros estão sendo convocados para tratar de um assunto de extrema delicadeza, e o cenário que temos é de uma educação falha em outros assuntos, é de um setor totalmente precário e insatisfeito.
Se, o objetivo é mesmo tratar do assunto diversidades e preconceitos, deve-se dar atenção a todo o conteúdo, pois se não há uma estrutura organizada, satisfeita, empenhada, não é possível propor debates de tamanha sensibilidade. É certo de que a iniciativa é importante, mas também é certo de que a própria estrutura educacional não está preparada para levar tudo isso adiante.
Colocar cartilhas e vídeos na grade da educação sem tratar dos problemas já existentes frente aos professores a mais de duas décadas é estar tratando da reestruturação educacional erroneamente.
Toda ação que possa atingir agressivamente a dignidade de uma pessoa deve ser combatida, o descaso com a situação atual do ensino brasileiro é um exemplo real a ser combatido.
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